Em caráter emergencial, SSPMANO adquire luvas adequadas aos coletores

luvasNosso trabalho no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa (SSPMANO) é, entre tantas outras atribuições, fiscalizar os setores e os locais de trabalho. Nos empenhamos muito e nos sentimos no dever de fiscalizar. Temos recebido informações sobre o descaso com os servidores que trabalham na garagem municipal, neste caso os coletores.

Fomos até a garagem e constatamos que os coletores recebendo luvas “pigmentadas” CA 37500, para o serviço de coleta. Sendo que a luva especifica para a função é a de nível 4, ou superior (CA 19222), conforme nomenclatura do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

ESPECIFICAÇÕES

Marcação do CA: 19222
Dorso da luva ou etiqueta
Referências: ULTRANE PLUS 559
Aprovado Para: PROTEÇÃO DAS MÃOS DO USUÁRIO CONTRA AGENTES ABRASIVOS, ESCORIANTES, CORTANTES E PERFURANTES.
Observação: Os níveis de desempenho variam de 0 (zero) a 4 (quatro) para abrasão, rasgamento e perfuração e 0 (zero) a 5 (cinco) para corte, sendo 0 (zero) o pior resultado. A luva de segurança referência “ULTRANE PLUS 559” obteve resultado de níveis de desempenho 4243, em que: 4 – Resistência à abrasão; 2 – Resistência ao corte por lâmina; 4 – Resistência ao rasgamento; 3 – Resistência à perfuração por punção.

SSPMANO AGIU

Tivemos um diálogo com o engenheiro do trabalho, o senhor Adilson Vicentini, que se comprometeu a se empenhar em comunicar o setor responsável para que abra a licitação para adquirir o Equipamento de Proteção Individual (EPI), adequado a função.

Ressaltamos que a obrigação de fazer a compra é da administração, responsabilidade do gestor e seus subordinados, bem como do setor de engenharia e segurança do trabalho. No entanto, em caráter emergencial, o SSPMANO adquiriu 6 pares de luvas CA19222, luva de padrão intermediaria entre os níveis estabelecidos pelo MTE e fará a entrega aos coletores , evitando assim acidentes com materiais perfurocortantes.

Não podemos ser omissos e nos acovardar diante uma responsabilidade que foge ao controle do SSPMANO, pois o cidadão que coloca vidros, ou materiais que podem causar lesões e/ou cortes furos em um servidor que faz o trabalho difícil e sobre forte calor, chuvas, frio, e a noite, é no mínimo irresponsável.

O maior patrimônio do município, é sem dúvidas o servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *